Saiba mais sobre a Energia Solar

Saiba mais sobre a Energia Solar

Uma das principais tendência hoje é a energia solar, mas você sabe como ela funciona? A energia solar trata-se de todas as formas de se obter energia através da luz e do calor do sol, por isso é considerada uma energia alternativa, renovável e limpa. Devido ao impacto ambiental causado por outras fontes de energia não limpas, hoje as fontes renováveis são não mais uma alternativa, mas sim uma prioridade.

Além disso, a energia solar pode ser gerada através de diversas tecnologias, mas as mais utilizadas são  a energia fotovoltaica, energia heliotérmica e energia solar térmica. Falaremos mais sobre elas a seguir!

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica consiste na conversão da irradiação solar diretamente em energia elétrica e sua utilização vem crescendo cada vez mais e se difundindo pelo mundo. Essa energia limpa utiliza materiais semicondutores, como o silício cristalino, e, quando a célula é exposta à luz, esta passa a converter a energia luminosa em energia fotovoltaica (energia solar elétrica). Essa geração de energia é feita por meio de um sistema solar fotovoltaico.

Energia heliotérmica

Essa técnica consiste em utilizar o calor da energia solar para geração de energia elétrica, sendo a irradiação solar inicialmente transformada em energia térmica e depois em elétrica.

Entenda como funciona: para coletar a energia solar heliotérmica, é necessário utilizar equipamentos que fazem a captação de energia solar e a convertem em calor. Depois, esse calor é transferido para um fluido (ar, água ou óleo), que em seguida escoa para o receptor.

Energia solar térmica

Nesses sistemas, a energia é captada por meio de painéis solares térmicos, também chamados de coletores solares. São os sistemas mais simples, econômicos e conhecidos de aproveitar o sol, sendo utilizados em casas, hotéis e empresas para o aquecimento de água para chuveiros ou piscinas, aquecimento de ambientes ou até em processos industriais.

Os painéis são simples e têm a função de transferir o calor da radiação solar para a água ou óleo que passa por dentro deles, para, então, ser utilizado como fonte de calor.

Energia solar nas construções

É possível aplicar a energia solar tanto em projetos novos quanto em imóveis já construídos. Para isso, é preciso contar com um profissional especializado, que fará todas as medições e ajustes necessários para a instalação das placas fotovoltaicas, por exemplo. De toda forma, essa mudança é capaz de reduzir custos e impactos ambientais gerados pela energia elétrica.

Neste artigo, falamos brevemente sobre a energia solar e como o uso dessa tecnologia pode gerar benefícios também na construção civil. Dessa forma, caso você queira adotar esse sistema, lembre-se de contar com um profissional capacitado para realizar as instalações, tanto em edificações novas quanto já existentes.

Você tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário!