Cores para casa: veja tonalidades para cada ambiente

Cores para casa: veja tonalidades para cada ambiente

Existem cor certa para pintar cada ambiente em sua casa? Isso depende do gosto e do perfil de cada proprietário, mas existem muitas formas de trazer boas energias para os ambientes da casa e para as pessoas, com a escolha das cores mais adequadas para cada cômodo .A cor influencia o comportamento humano, mas cada um tem sua percepção. Na hora de escolher, mais do que as tendências do momento, pesam o perfil do morador, os tons de preferência e as sensações e reações que provocam.

Antes de tudo defina a função do cômodo: é um local para relaxar, estimular ou se concentrar? Busque os tons adequados para esse propósito, há cores que energizam, tranquilizam.

Olhe ao redor: qual a cor dos móveis e dos objetos? A resposta ajuda a combinar (ou a contrastar) a cor da parede com a mobília que você já tem.

 

Cores indicadas para cada ambiente


Verde

Transmite harmonia e tranquilidade e é ideal para quartos, banheiros e salas de estar. Símbolo de pureza, equilíbrio e saúde, ainda promove a concentração, sendo indicado para salas de aula e de reunião.

 

Vermelho: 

Representa energia, paixão, vigor, esse tom traz vitalidade e aumenta a autoestima das pessoas.Nos interiores, cria ambientes aconchegantes, calorosos e convidativos. Ele dá destaque para as paredes e pode ser usado em um cômodo frio para aquecê-lo

 

Azul

 A cor transmite tranquilidade, harmonia e paz, por isso é muito usada em quartos, salas de estar e banheiros. Como possui uma sensação de amplitude, é ideal para ambientes pequenos. O azul também tem a capacidade de aumentar a produtividade, sendo uma boa opção para escritórios e salas de estudo.

 

 Amarelo

O amarelo representa poder, riqueza é  energizante e estimulante. Por criarem um ambiente aconchegante e confortável, as nuances suaves são indicadas para salas de estar e áreas de convivência. Tons mais esverdeados parecem mais frescos e podem trazer energia para espaços comerciais ou ligados à saúde. Os amarelos mais vivos são ótimos para destacar detalhes e dar mais charme ao ambiente

 

Rosa

É a cor do amor, felicidade e romance. Ligada à espiritualidade e à sofisticação, fica bem tanto em ambientes internos quanto externos. Os tons mais escuros criam espaços luxuosos por sua aparência “aveludada”. Já os mais claros dão um efeito romântico e delicado.

 

Preto

Representa sabedoria e profundidade.Traz um ar de sofisticação e modernidade para o ambiente e deixa espaços grandes mais íntimos e aconchegantes. Mas cuidado!, o preto deve ser usado na medida, para não carregar muito o ambiente.

 

Branco

Associado a coisas positivas como a paz, a calma e a limpeza, é uma tonalidade capaz de ampliar espaços e pode ser usado em áreas externas e internas. Espaços pequenos se tornam mais amplos com o branco em suas paredes e tetos.

 

 Gostou dessas dica de como escolher a cor ideal para cada ambiente? Fique atento ao nosso blog para conferir mais matérias como essa!