Conheça as principais etapas de uma obra

Conheça as principais etapas de uma obra

Ao iniciar uma reforma ou construção, é necessário realizar um planejamento para otimizar cada vez mais a sua obra. Dessa maneira,você terá uma estimativa tanto em relação ao orçamento quanto aos materiais que terá de comprar e profissionais que precisará contratar.

Contudo, é importante saber que as etapas de uma obra (construção civil) variam de acordo com cada tipo e propósito, mas existem alguns passos básicos e uma determinada ordem a ser seguida. Então, para garantir um planejamento mais eficiente do seu próximo projeto, continue a leitura!

Projeto

É a partir do projeto que se desenvolvem todas as atividades de planejamento, orçamento e construção. Além de respeitar os desejos e o orçamento do cliente, o projeto arquitetônico e de engenharia deve respeitar as legislações e o Plano Diretor do local onde a obra será construída.

O projeto arquitetônico deve conter a planta baixa detalhada do imóvel, os cortes, a cobertura, as fachadas e especificações das aberturas (portas e janelas).

Orçamento de materiais e mão de obra

Após a finalização do projeto, é hora de realizar o orçamento de sua obra, com a definição dos materiais de construção que serão utilizados e a mão de obra contratada. Dessa forma, é possível mensurar os custos para a execução da obra.

Planejamento das ações

Essa fase consiste em estabelecer um roteiro e um cronograma com as etapas do projeto de construção civil, incluindo prazos e custos. Esse roteiro auxiliará no monitoramento e execução da obra, evitando a ocorrência de imprevistos. Existem no mercado diversas ferramentas que podem auxiliar o planejamento e a organização.

Serviços preliminares

Essa etapa consiste na preparação para o começo da obra. São caracterizados como serviços preliminares a limpeza do terreno, a terraplanagem e/ou corte do terreno e a compactação do solo.

Infraestrutura

Complementar à etapa anterior, nesse momento acontece a fundação, que é responsável por distribuir a carga da construção no solo. Existem vários tipos de fundações, e a definição do tipo de fundação ideal deve levar em consideração o tipo de edificação e o tipo de solo do terreno.

Superestrutura

Essa etapa da obra tem a ver com os elementos que serão construídos acima do solo, sustentando a edificação. Geralmente, a superestrutura refere-se a uma das seguintes opções:

  • concreto armado convencional ou protendido (sistema pilar-viga-laje);
  • alvenaria estrutural (a própria alvenaria é a estrutura da edificação);
  • estruturas metálicas (são utilizadas principalmente em galpões e indústrias).

VedaçãoEtapa Vedação

Essa é a etapa de fechamento da edificação, com a execução de alvenarias, chapisco, emboço ou reboco. As paredes também podem ser em drywall (gesso acartonado) ou divisórias.

Cobertura

A cobertura é a etapa da construção do telhado ou da laje, que protegerá a casa das  intempéries do tempo (chuva, sol, ventanias). É essencial que essa etapa seja bem planejada e executada para evitar goteiras, infiltrações e outros prejuízos. De modo geral, a construção do telhado se divide em duas etapas: estrutura (engradamento) e cobertura (telhas).

Instalações hidrossanitárias e elétricas

As instalações são aqueles itens que devem ficar dentro das paredes, e se dividem em hidrossanitárias e elétricas. As hidrossanitárias compreendem todo o sistema hidráulico (água fria, quente e de reuso) e de esgoto da edificação, o que inclui a rede de tubulações (canos e conexões). Já a parte elétrica compreende a iluminação da edificação, com a passagem de fiação, eletrodutos (conduítes) e cabos, sendo finalizada com a instalação de tomadas e interruptores.

Acabamentos e revestimentosetapa pintura

Com a construção toda erguida, é hora de executar o acabamento e o revestimento do edifício. Os serviços realizados nessa etapa incluem:

  • assentamento de pisos;
  • instalação de esquadrias (madeira, PVC, alumínio etc.);
  • pintura interna e externa;
  • cerâmica;
  • louças e metais;
  • área externa/jardim.

Limpeza e vistoria

Com a construção finalizada, é hora de fazer a limpeza do local. A limpeza pós-obra é um passo indispensável, garantindo que o imóvel esteja preparado para a utilização. Além disso, esse é um passo importante para a realização da vistoria final, já que não é possível vistoriar uma obra com sujeira e materiais espalhados, por exemplo.

Agora que você já conhece todas as etapas de uma obra, você pode começar a planejar a sua obra de uma maneira mais otimizada. Além disso, dois pontos que você também deve considerar para o seu planejamento são a contratação da mão de obra qualificada e a escolha dos materiais de construção de qualidade. Afinal de contas, eles farão toda a diferença no resultado final da obra.

Outro item que não pode ficar de fora do seu planejamento de obra são os EPIs, que garantirão a segurança de todos. Confira nosso artigo sobre esse assunto!