Etapas da Obra, saiba quais são elas

Etapas da Obra, saiba quais são elas

 

Ao iniciar uma reforma ou construção, é necessário realizar um planejamento para otimizar cada vez mais a sua obra. Dessa maneira,você terá uma estimativa, tanto em relação ao orçamento, quanto aos materiais que terá de comprar e profissionais a contratar. Por isso listamos as etapas de um obra, para que você possa fazer uma planejamento mais eficiente de sua obra.

Antes de saber quais as etapas de uma obra, é importante saber que As fases da obra (construção civil) variam de acordo com cada tipo e propósito, mas existem alguns passos básicos e uma determinada ordem a ser seguida, como detalhamos a seguir:

Projeto

É a partir dele que se desenvolvem todas as atividades de projeto, planejamento,  orçamento e construção. Além de respeitar os desejos e orçamento do cliente, o projeto    arquitetônico e de engenharia , deve ser respeitar as legislações e plano diretor do local    onde a obra será construída.

O Projeto arquitetônico deve conter a planta baixa do imóvel detalhada, cortes, cobertura,  fachadas e especificações das aberturas (portas e janelas).

Orçamento de materiais e mão de obra

Com a finalização do projeto é a hora de realizar o orçamento de sua obra, com  a  definição  dos materiais de construção que serão utilizados e a mão de obra contratada,  sendo possível mensurar os custos para a execução da obra.

Planejamento das Ações

Esta fase consiste em estabelecer um roteiro e cronograma com as etapas do projeto de construção civil incluindo prazos e custos. Este roteiro te auxiliará  a monitorar a execução da obra, evitando a ocorrência de imprevistos. Existe no mercado diversas ferramentas que podem auxiliar nesse planejamento e organização.

Serviços Preliminares

Consiste na preparação para o começo da obra.São caracterizados como serviços preliminares, a preparação para o início da obra, que inclui a  limpeza do terreno, terraplanagem e/ou corte do terreno e compactação do solo.

Infraestrutura

A fundação é responsável por distribuir a carga da construção para o solo.Existem vários tipos de fundações. A definição do tipo de fundação leva em consideração o tipo de edificação e o tipo de solo do terreno.

Superestrutura

São os elementos que  serão construídas acima do solo e irão sustentar a edificação. Geralmente consistem em uma das seguintes opções:

-Concreto armado convencional ou protendido (sistema pilar-viga-laje);

-Alvenaria estrutural (a própria alvenaria é a estrutura da edificação);

-Estruturas metálicas (principalmente em galpões, indústrias).

VedaçãoEtapa Vedação

É a etapa de fechamento da edificação, com a execução de alvenarias, chapisco, emboço  ou reboco. As paredes também podem ser em Drywall (gesso acartonado) ou divisórias. 

Cobertura

A cobertura é a etapa da construção do telhado ou da laje que irá proteger a casa dos  intempéries do tempo (como chuva, sol). É essencial que essa etapa seja bem planejada e executada para evitar goteiras, infiltrações e outros prejuízos. A construção do telhado se divide em duas etapas: estrutura (engradamento) e cobertura (telhas).

Instalações Hidrossanitárias e elétricas

As instalações são aqueles itens que devem ficar dentro das paredes, e se dividem em hidrossanitárias e elétricas. As hidrossanitárias compreende todo  o sistema hidráulico (água fria, quente e de reuso) e de esgoto na edificação, o que inclui a rede de tubulações (canos e conexões). Já a parte elétrica, compreende a iluminação da edificação,  com a passagem de fiação, eletrodutos (conduítes) e cabos e em seguida, a instalação de tomadas e interruptores.

Acabamentos e Revestimentosetapa pintura

Com a construção toda erguida, é hora de executar o acabamento e revestimento da sua construção, que engloba uma variedade de serviços: 

-Assentamento de pisos;

-Instalação de esquadrias (madeira, PVC, alumínio etc.);

-Pintura interna e externa;

-Cerâmica;

-Louças e metais;

-Área externa/jardim.

Limpeza

Com a construção finalizada, é a hora de fazer a limpeza do local. A limpeza pós-obra é um passo indispensável, garantindo que o imóvel estará preparado para a utilização.

 

Agora que você já sabe todas as etapas de uma obra, você pode começar a planejar a sua obra de uma maneira mais otimizada. E dois pontos que você também deve considerar para o seu planejamento é a contratação da mão de obra qualificada e a escolha dos materiais de construção de qualidade. Não deixe de conferir o site do Mercadão de Obra, temos uma variedade de materiais de construção, para que sua obra seja da melhor forma possível.