Cores para casa: veja tonalidades para cada ambiente

Cores para casa: veja tonalidades para cada ambiente

Existe cor certa para pintar cada ambiente da casa? Isso depende do gosto e do perfil de cada proprietário, mas existem muitas formas de trazer boas energias para os ambientes e para as pessoas com a escolha das cores mais adequadas para cada cômodo.

É importante ressaltar que as cores influenciam o comportamento humano, mas cada um tem sua percepção. Por isso, na hora de escolher a cor, mais do que buscar as tendências do momento, vale analisar também o perfil do morador, os tons de preferência e as sensações e reações que essas cores provocam.

Então, antes de tudo, defina a função do cômodo — é um local para relaxar, estimular ou se concentrar? — e busque os tons adequados para esse propósito (há cores que energizam e tranquilizam, por exemplo). Além disso, olhe ao redor e veja qual é a cor dos móveis e dos objetos do ambiente, pois isso ajuda a combinar (ou a contrastar) a cor da parede com a mobília que você já tem. Dito isso, vamos analisar algumas cores para casa. 

Verde

Essa cor transmite harmonia e tranquilidade, e é ideal para quartos, banheiros e salas de estar. Símbolo de pureza, equilíbrio e saúde, o verde ainda promove a concentração, sendo indicado para salas de aula e de reunião, por exemplo.

Vermelho

Representa energia, paixão, vigor. Esse tom traz vitalidade e aumenta a autoestima das pessoas. Nos ambientes internos, o vermelho cria climas aconchegantes, calorosos e convidativos. Ainda, essa cor destaca as paredes e pode ser usada em cômodos frios para aquecê-los.

Azul

A cor transmite tranquilidade, harmonia e paz, por isso é muito usada em quartos, salas de estar e banheiros. Como transmite uma sensação de amplitude, ela é ideal para ambientes pequenos. Além disso, o azul também tem a capacidade de aumentar a produtividade, sendo uma boa opção para escritórios e salas de estudo.

Amarelo

O amarelo representa poder e riqueza, e é energizante e estimulante. Por criarem um ambiente aconchegante e confortável, as nuances suaves são indicadas para salas de estar e áreas de convivência. Tons mais esverdeados parecem mais frescos e podem trazer energia para espaços comerciais ou ligados à saúde. O amarelo mais vivo é ótimo para destacar detalhes e dar mais charme ao ambiente.

Rosa

Essa é a cor do amor, da felicidade e do romance. Ligada à espiritualidade e à sofisticação, o rosa fica bem tanto em ambientes internos quanto externos. Os tons mais escuros criam espaços luxuosos por sua aparência aveludada, enquanto os mais claros dão um efeito romântico e delicado.

Preto

Representa sabedoria e profundidade, traz um ar de sofisticação e modernidade para o ambiente e deixa espaços grandes mais íntimos e aconchegantes. Mas tenha cuidado! O preto deve ser usado na medida certa para não carregar muito o ambiente.

Branco

Associado a coisas positivas como a paz, a calma e a limpeza, essa é uma tonalidade capaz de ampliar espaços e que pode ser usada em áreas externas e internas. Espaços pequenos tornam-se mais amplos com o branco nas paredes e tetos.

Escolher as cores para casa pode parecer uma tarefa simples, mas vale a pena dedicar um pouco mais de tempo para planejar o ambiente, de acordo com as necessidades e objetivos de cada cômodo. Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo o potencial de cada ambiente.

Gostou de nossas dicas sobre cores para casa? Então, aproveite nosso próximo conteúdo e aprenda a pintar paredes!