Práticas essenciais para manutenção do seu telhado

Práticas essenciais para manutenção do seu telhado

 

O telhado é considerado uma das partes estruturais mais importantes de uma edificação, garantindo o conforto e segurança da residência. Por isso separamos algumas dicas pra você garantir a durabilidade e o bom funcionamento do seu telhado:

 

Realize uma manutenção periódica

O telhado está exposto a diversos intempéries e elementos, como chuvas, raios solares, ventos, variações de temperatura, por isso uma manutenção preventiva deve ser realizada anualmente, para analisar todos os componentes básicos do telhado (estrutura, telhas, calhas e rufos) e verificar se  a estrutura está adequada, se existe telhas quebradas ou vazamentos, e se necessário realizar os reparos, evitando dores de cabeças futuras.

Faça a limpeza regularmente

Faça uma limpeza regularmente das telhas, calhas e rufos, uma vez que esses elementos permanecem expostos aos intempéries, evitando assim o acúmulo de sujeira e, com isso, os entupimentos, que impedem o escoamento da água pela calha.

Avalie o estado das telhas

Fique atento ao estado das telhas, verifique se apresentam passagem de luz, se possuem pontos de umidade ou qualquer irregularidade.

Faça a impermeabilização do telhado

A impermeabilização das telhas é indispensável para um bom funcionamento do telhado, proporcionando um aumento na sua vida útil, pois diminui a absorção de água. Por isso invista em produtos para impermeabilização.

Pinte as telhas

Outra grande dica para garantir a durabilidade do seu telhado é realizar a pintura das telhas, que além de valorizar a edificação, garante um bom funcionamento da estrutura. Sem tinta, as telhas adquirem manchas escuras que desvalorizam as peças e a fragilizam.

 

Agora que você já aprendeu nossas dicas de manutenção do telhado, não deixe de cuidar para que ele funcione corretamente.

Vai fazer a manutenção do seu telhado? Não se esqueça de conferir no Mercadão da Obra, os materiais que você irá precisar para realizar o serviço.